Uma lei sancionada em novembro de 2025 tira o Imposto de Renda do salário de quem ganha até R$ 5.000,00 no Rio Grande do Sul e reduz os descontos para quem recebe entre R$ 5.000,00 e R$ 7.350,00. A mudança começa a valer no pagamento de fevereiro.
Lei do Imposto de Renda Zero muda o desconto no contracheque no RS
A alteração mexe na cobrança do Imposto de Renda sobre a renda mensal do trabalhador. Quem cai nas novas faixas passa a ter isenção ou descontos progressivos.
O governo aponta o efeito direto para o estado e também informa o aumento da quantidade de pessoas que ficam totalmente isentas.
Quem ganha até R$ 5 mil fica isento e outros 412 mil terão desconto menor
De acordo com o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, cerca de 790.000 trabalhadores gaúchos ganham até R$ 5.000,00 por mês. Esses trabalhadores deixam de pagar o tributo.
Outros 412.000 recebem entre R$ 5.000,00 e R$ 7.350,00 e passam a ter descontos progressivos no Imposto de Renda.
Com o Imposto de Renda Zero, o número de pessoas totalmente isentas no estado sobe de 1.000.000 para 1.870.000. Entre os beneficiados está o agrônomo Tomaz Vargas, de 28 anos, morador do centro de Porto Alegre.
Vigência em fevereiro e regras para compensar queda na arrecadação
A lei sancionada em novembro de 2025 traz impacto a partir do pagamento de fevereiro. Para manter o equilíbrio fiscal, a legislação prevê aumento na tributação sobre altas rendas a partir de R$ 600 mil anuais.
A estimativa é que cerca de 3.500 contribuintes sejam alcançados. A cobrança será gradual, com alíquota máxima de até 10%, e quem já paga esse percentual ou mais não terá alteração.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.