Trump anuncia apreensão de navio iraniano após bloquear tentativa de burlar portos

Donald Trump disse que as forças dos EUA assumiram “custódia total” de um navio de bandeira iraniana, que teria tentado passar por um bloqueio naval. A declaração vem horas depois de Trump marcar negociações com o Irã para segunda-feira, 20, no Paquistão.

Declaração do presidente dos EUA ocorre após nova rodada de negociações ser marcada

Trump anunciou a apreensão neste domingo, 19.

Ele falou sobre negociações entre os dois países, que teriam data para segunda-feira, 20, no Paquistão.

Navio TOUSKA foi interceptado no Golfo de Omã e tripulação não obedeceu

Trump afirmou que o navio cargueiro de bandeira iraniana chamado TOUSKA tentou ultrapassar o bloqueio naval americano aos portos do Irã.

Segundo ele, o destróier de mísseis guiados da Marinha dos EUA, USS SPRUANCE, interceptou o TOUSKA no Golfo de Omã e deu avisos para parar.

Trump disse que a tripulação iraniana se recusou a obedecer, que o navio foi detido, abrindo “um buraco na casa de máquinas”, e que “neste momento” os fuzileiros navais dos EUA estão com a custódia do navio, que está “sob sanções do Departamento do Tesouro dos EUA”.

Irã rejeita tratativas e ainda mantém tensão com Ormuz

Horas antes, a agência de notícias estatal Irna informou que Teerã rejeitou qualquer tratativa, citando propostas “irracionais e fora da realidade” feitas pelos EUA.

O texto também lembra que, na última sexta-feira, 17, o Irã anunciou a reabertura total do Estreito de Ormuz e depois recuou na retaliação ao bloqueio naval, e que no dia seguinte a Guarda Revolucionária disparou contra dois petroleiros de bandeira indiana.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.