Elika Takimoto propõe na Alerj o “Prêmio Luciana Novaes” para direitos das pessoas com deficiência

Elika Takimoto (PT) anunciou na sessão plenária desta terça-feira (28) uma proposta para criar o “Prêmio Luciana Novaes” na Alerj. A iniciativa vai reconhecer pessoas e instituições que atuam na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Proposta na Alerj mira reconhecimento a ações pelos direitos das pessoas com deficiência

Elika Takimoto disse que a ideia envolve a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O prêmio busca dar destaque a quem atua pela promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Homenagem a Luciana Novaes e retorno do projeto ao plenário

A proposta homenageia a ex-vereadora Luciana Novaes (PT), de 42 anos. A morte cerebral de Luciana foi confirmada nesta segunda-feira (27).

Elika lembrou a trajetória de Luciana, que foi baleada em 2003, quando era estudante universitária. O acidente deixou Luciana tetraplégica e dependente de ventilação mecânica.

Depois do episódio, Luciana concluiu a graduação em serviço social e se especializou em gestão pública. Ela se tornou a primeira vereadora tetraplégica do município do Rio de Janeiro.

O presidente da Alerj, Douglas Ruas (PL), afirmou à deputada que, assim que publicado, o projeto será incluído na pauta do plenário ainda nesta semana.

Projeto deve entrar na pauta do plenário ainda esta semana

A informação sobre a inclusão na pauta foi dada por Douglas Ruas (PL) à deputada. Ele disse que a medida vai ocorrer assim que o projeto for publicado.

Com isso, o avanço da proposta depende da publicação para entrar na pauta do plenário ainda nesta semana.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.