João Paulo Arruda lança no Rio livro “Garrafas ao mar” sobre tratamento contra o alcoolismo

O jornalista João Paulo Arruda lança nesta quinta-feira (28), às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o livro “Garrafas ao mar – Diário de um repórter internado para tratamento de alcoolismo”. A obra foi escrita durante 110 dias de internação no Rio de Janeiro e marca o retorno da carreira jornalística.

Livro foi escrito durante 110 dias de internação sem computador

O relato autobiográfico reúne crônicas escritas à mão durante o tratamento.

Segundo o texto, João registrou em cadernos a rotina de internação, os desafios da dependência e o processo de reconstrução pessoal. Ele citou que o uso de computador era proibido pelas regras da clínica.

Crises no início de 2024 levaram à decisão de tratar o alcoolismo

O artigo diz que João começou a reconhecer a gravidade do alcoolismo no início de 2024, após crises físicas, apagões e recaídas.

Ele relata que viu a vida pessoal e profissional se desorganizar e decidiu encarar o tratamento de forma definitiva. O livro também traz histórias de convivência com outros pacientes que enfrentavam dependências como drogas, sexo e jogos.

Lançamento na Travessa de Ipanema terá sessão de autógrafos

De acordo com a matéria, desde setembro de 2025 sem beber, o autor retomou a carreira jornalística e agora lança o livro na unidade de Ipanema da Livraria da Travessa.

O serviço informado inclui o lançamento de “Garrafas ao mar – Diário de um repórter internado para tratamento de alcoolismo”, com autor João Paulo Arruda, quinta-feira, 28 de maio, às 19h, no endereço Avenida Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema. A obra tem 144 páginas e custa R$ 68 (impresso) e R$ 39 (e-book).

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.