Wang Yi diz que Brasil e China vão “repelir conjuntamente os desafios externos”

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta segunda-feira, 1°, que Brasil e China devem “repelir conjuntamente os desafios externos”. A fala foi feita durante a visita do chanceler brasileiro Mauro Vieira a Pequim para o Diálogo Estratégico Global.

Pequim usa Diálogo Estratégico Global para alinhar política e cooperação com o Brasil

Wang Yi afirmou que a cooperação prática entre os dois países em todas as áreas foi aprimorada. Ele disse também que os dois povos “nunca estiveram tão próximos”.

O ministro chinês declarou que o governo chinês apoia o Brasil na salvaguarda de sua soberania nacional.

Itamaraty relata agenda bilateral e cita fertilizantes chineses para o Brasil

No X, antigo Twitter, o Itamaraty informou que os representantes dos dois países “repassaram a agenda bilateral e discutiram os principais temas do contexto geopolítico global”.

Antes do encontro com Wang Yi, Vieira se reuniu com o vice-presidente Han Zheng e com o ministro de Comércio Wang Wentao. O Itamaraty disse que eles trataram das relações econômico-comerciais e da manutenção de suprimento estável de fertilizantes chineses para o Brasil.

O Diálogo Estratégico Global segue até terça-feira, 2. A última edição ocorreu em Brasília, em janeiro de 2024.

Viagem inclui reuniões com Han Zheng e Wang Wentao e previsão de “confiança mútua”

Vieira chegou a Pequim no fim de semana. Ele iniciou a agenda oficial nesta segunda e antes fez escala em Paris, na França, onde se reuniu com Michelle Bachelet.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, afirmou que a expectativa é que os dois países estreitem ainda mais os laços e consolidem “confiança mútua” política e estratégica.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.