O Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) começou nesta terça-feira (09) a redesenhar as comissões permanentes da Casa. O PL vai mudar as presidências e também a divisão de vagas nos colegiados.
Reforma nas comissões permanentes da Alerj começa com decisão do PL
O encontro desta terça-feira (09) marcou o início do redesenho da composição das comissões permanentes da Alerj.
O PL decidiu que a força da bancada precisa aparecer na distribuição dos cargos dentro das comissões.
PSOL perde cinco presidências e PL busca maioria nas vagas
Com cinco deputados, o PSOL preside atualmente cinco comissões: Direitos Humanos, Combate às Discriminações, Defesa dos Direitos da Mulher, Servidores Públicos e Legislação Participativa.
Na Comissão de Servidores Públicos, Flávio Serafini sai para a entrada de Renan Jordy. Em Direitos Humanos, Dani Monteiro deixa a cadeira para Alexandre Knoploch.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deve sair de Renata Souza e passar para Sarah Poncio (Solidariedade), por indicação do PL. Renata Souza disse no expediente final que a ofensiva busca “perseguir o PSOL” e enviou um ofício ao governador em exercício, Ricardo Couto, questionando a permanência de Rodrigo Amorim no cargo de líder do governo na Alerj após a renúncia de Cláudio Castro (PL).
Troca de cadeiras mira maioria: três de cinco e quatro de sete
Além das presidências, o PL quer maioria dentro de todos os colegiados.
Nas comissões com cinco integrantes, o plano prevê três vagas para o partido. Nas maiores, com sete membros, a meta é ocupar pelo menos quatro cadeiras.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.