Nelson Wilians diz que recebeu buscas com serenidade após operação por fraude em ICMS

O advogado Nelson Wilians afirmou que recebeu uma ordem de busca e apreensão com “serenidade, transparência e absoluto espírito colaborativo”. A medida foi feita nesta quarta-feira, 15, em sua casa e em escritórios.

Busca e apreensão atingiu casa e endereços comerciais do advogado

Nelson Wilians informou que a equipe vasculhou endereços comerciais e pessoas ligadas a ele.

A operação veio a partir de uma força-tarefa que mira suspeitas de fraude bilionária no ICMS, imposto cobrado sobre circulação de mercadorias e serviços.

MP apura venda de créditos falsos de ICMS e fala em sonegação de R$ 3,8 bilhões

Segundo o Ministério Público de São Paulo, a suspeita envolve um grupo que venderia créditos falsos de ICMS para reduzir o pagamento de impostos.

O MP diz que o grupo teria sonegado R$ 3,8 bilhões e que já mapeou 752 empresas envolvidas. A operação teve apoio das Polícias Civil e Militar e do Fisco.

PF já analisou outro caso do advogado e PGR vai seguir com o andamento

O advogado já havia sido investigado no escândalo do INSS e chegou a depor na CPMI do caso. O colegiado indicou indiciamento no relatório final, mas o documento não foi aprovado.

Nesta terça, 14, a Polícia Federal concluiu as investigações e não indiciou Wilians. Agora, o caso segue para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.