Demissão de Mykhailo Fedorov gera protestos em cidades da Ucrânia

A demissão do ministro da Defesa da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, provocou protestos em várias cidades do país nesta quinta-feira, 16. Manifestantes pediram que o presidente Volodymyr Zelensky reverta a decisão.

Protestos em Kiev começam após minuto diário de silêncio

Em Kiev, centenas de pessoas, em sua maioria jovens, ocuparam a Praça Ivan Franko logo após o minuto diário de silêncio em homenagem às vítimas da guerra.

A mobilização começou nas redes sociais poucas horas depois de Zelensky anunciar a demissão de Fedorov na quarta-feira, 15.

Troca na Defesa integra reforma ministerial com novos nomes

O Parlamento deve votar nesta quinta-feira a nomeação do atual ministro do Interior, Ihor Klymenko, para comandar a pasta da Defesa.

A troca faz parte de uma reforma ministerial promovida por Zelensky. A reforma também levou à nomeação de Serhiy Koretsky como primeiro-ministro, após a renúncia de Yuliia Svyrydenko.

Forças Armadas reagem e ex-ministro cita bloqueio de iniciativas

O ex-ministro também gerou reação nas Forças Armadas. O vice-comandante da Força Aérea, Pavlo Yelizarov, anunciou sua renúncia em protesto e disse que a exoneração seria “um grande mal para a capacidade de defesa do país”.

Fedorov confirmou divergências com Oleksandr Syrskyi, apontado como motivo da demissão. Em entrevista coletiva, ele disse: “Quando o presidente disse que não pretendia substituir Syrskyi, respondi que aprenderia a trabalhar com ele”. Ele completou: “Mas todas as iniciativas que propusemos foram bloqueadas.”

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.