Bahrein, Kuwait e Catar disseram nesta sexta-feira, 17, que sofreram ataques atribuídos ao Irã. A ação ocorre depois da sexta noite seguida de bombardeios dos Estados Unidos contra o Irã.
Usina no Kuwait pega fogo após relatos de ataques com drones e mísseis
O Exército kuwaitiano informou ataques com drones e mísseis durante a noite, atribuídos ao Irã.
O Ministério da Eletricidade do país disse que uma usina de geração de energia e dessalinização de água foi atingida. O órgão informou incêndio e danos na instalação.
Irã diz que mirou bases e que usou drones Arash no Kuwait
Horas antes, o Exército iraniano afirmou ter atacado no Kuwait com drones Arash. A declaração citou instalações de “mobilização das forças americanas e de apoio logístico ao exército” americano.
Na mesma sexta, a Guarda Revolucionária Islâmica disse ter mirado caças e aeronaves de reabastecimento americanos na Jordânia. A nota falou em “destruição de várias aeronaves de reabastecimento e aviões de combate dos Estados Unidos”, além de “danos graves a muitas outras”.
No Bahrein, a televisão estatal informou que o Irã alegou ter atacado a base de Sakhir com drones helicópteros e aviões de reconhecimento dos Estados Unidos. No Catar, a Guarda Revolucionária Islâmica afirmou ter atacado a base aérea americana em Al Udeid, e o Ministério do Interior do país disse que uma criança ficou ferida por destroços após a interceptação.
Guarda Revolucionária promete resposta “ainda mais devastadora” a países da região
Após os disparos desta sexta, a Guarda Revolucionária Islâmica avisou que fará ataques “ainda mais devastadores”. O comunicado citou que países vizinhos que abrigam bases dos Estados Unidos pagarão um “preço devastador” se os ataques continuarem.
A Guarda Revolucionária também disse que cruzar linhas vermelhas e atacar civis e infraestrutura civil terá resposta “muito severa e devastador”.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.