As forças armadas dos Estados Unidos disseram que lançaram ataques retaliatórios contra o Irã nesta quarta-feira, 29. A ação marcou a primeira ofensiva em solo iraniano em quase uma semana.
Resposta dos EUA ocorre após ofensiva atribuída ao Irã no dia anterior
O Comando Central dos EUA informou, em uma publicação na rede social X, que os ataques responderam a tentativas de ataque iranianas contra forças americanas baseadas no Oriente Médio.
Em mensagem, o Comando Central afirmou que as operações começaram por volta das 20h00 no horário leste dos EUA e das 21h00 no horário de Brasília.
Mídia iraniana relata alvos perto da ilha de Qeshm e da cidade de Abadan
Segundo a mídia iraniana, os ataques norte-americanos ocorreram ao redor da ilha de Qeshm e da cidade de Abadan.
Ahmad Nafisi, vice-governador da província de Hormozgan, disse à agência de notícias Mehr que, às 4h da manhã no horário local, um ponto próximo a Qeshm foi atacado. A agência de notícias Fars, citando o vice-governador do Khuzistão, informou que pontos ao redor de Abadan foram atacados com mísseis.
Trump ameaçou atacar o Irã após ataques em bases americanas na Jordânia
Nesta quarta-feira, 29, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou atacar o Irã “com força”, depois de a Jordânia sofrer uma ofensiva com cinco mísseis contra bases americanas instaladas no país árabe.
Na madrugada de quarta-feira, a Guarda Revolucionária Islâmica disparou mísseis balísticos contra instalações militares dos Estados Unidos na Jordânia. As forças da Jordânia disseram que os mísseis foram “interceptados e destruídos”.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.