Prefeitura do Rio vai ampliar supercâmeras da Civitas com foco na Zona Norte

A Prefeitura do Rio vai expandir o número de “supercâmeras” da Civita Rio. A nova etapa começa pela Zona Norte, com foco no Méier e em Madureira.

A ampliação vai acontecer de forma gradual em todas as regiões, com escolha dos locais baseada em critérios técnicos e na análise de manchas criminais de diferentes tipos.

Novas “supercâmeras” da Civita Rio usam inteligência artificial para rastrear padrões

As “supercâmeras” analisam imagens com inteligência artificial e fazem cruzamento de características visuais. Elas consideram coisas como cor e tipo de veículo, direção, objetos e padrões de vestimenta.

Elas também localizam pessoas ou veículos de interesse e reconstruem trajetos. Uma mesma câmera consegue analisar até 3 mil situações simultaneamente.

Rio já tem 13 mil câmeras, com 3,5 mil supercâmeras inteligentes

Na cidade, já são 13 mil câmeras. Destas, 3,5 mil são supercâmeras inteligentes.

O calendário prevê que até o final do ano cerca de 3 mil novas supercâmeras sejam implementadas. Até 2028, a previsão é que o Rio chegue a 15 mil supercâmeras inteligentes.

Início da expansão na Zona Norte começa pelo Méier e por Madureira

A Prefeitura informa que a maior concentração de novas instalações nesta etapa vai acontecer na Zona Norte.

O começo será pelo Méier e por Madureira.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.