Eduardo Paes (PSD) aparece à frente de Douglas Ruas (PL) em três pesquisas sobre a disputa pelo governo do Rio de Janeiro divulgadas nesta semana. Os percentuais mudam entre os institutos, mas Paes lidera e Ruas fica em segundo.
Três institutos apontam a mesma ordem: Paes na frente e Ruas atrás
AtlasIntel, Quaest e Paraná Pesquisas colocam Paes em primeiro e Ruas em segundo. Os cenários com Anthony Garotinho (Republicanos) também mantêm Garotinho na terceira colocação.
A distância entre Paes e Ruas varia de 13 a 16,4 pontos percentuais nos cenários estimulados com Garotinho, de acordo com os três levantamentos. As diferenças aparecem junto das metodologias e dos períodos de coleta de cada instituto.
Percentuais no cenário com Garotinho variam entre 36% e 45,7% para Paes
Na AtlasIntel, Paes tem 45,7% e Ruas 32,4%, com diferença de 13,3 pontos. O ex-governador tem 8,9%.
No Paraná Pesquisas, Paes registra 43,1% e Ruas 26,7%, enquanto Garotinho soma 8,4%. A diferença entre os dois chega a 16,4 pontos.
Na Quaest, Paes aparece com 36% e Ruas com 23%, vantagem de 13 pontos. Garotinho alcança 8%.
Quaest mostra redução e AtlasIntel simula cenários com segundo turno
A Quaest registrou redução da distância entre Paes e Ruas na comparação com o levantamento anterior do próprio instituto, de 8 de setembro. Paes passou de 39% para 36% e Ruas foi de 18% para 23%, com a diferença caindo de 21 para 13 pontos percentuais, dentro de margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
A AtlasIntel também simulou cenário sem Garotinho e um eventual segundo turno. No confronto sem Garotinho, Paes tem 44,4% e Ruas 38,2%, com diferença de 6,2 pontos, e no segundo turno Paes registra 49,2% contra 40,6% de Ruas.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.