A Estônia acusou nesta terça-feira, 29, a Rússia de ter encomendado um ataque incendiário contra uma empresa de defesa que fornece equipamentos militares à Ucrânia. A denúncia envolve o incêndio que atingiu um prédio usado pela Milrem Robotics em 15 de agosto.
Acusação mira a Milrem Robotics, ligada a equipamentos militares para a Ucrânia
Segundo a Estônia, o ataque ocorreu em Tallinn, capital estoniana, quando um incêndio atingiu um prédio utilizado pela Milrem Robotics.
A empresa fabrica veículos terrestres não tripulados e já forneceu modelos THeMIS às forças ucranianas durante a guerra contra a Rússia.
Investigação do KAPO aponta encomenda dos serviços de segurança russos
O primeiro-ministro estoniano, Kristen Michal, disse que uma investigação do Serviço de Segurança Interna da Estônia (KAPO) concluiu que o ataque incendiário foi encomendado pelos serviços de segurança russos.
Michal também afirmou que o incidente teria relação com outros atos de sabotagem realizados em nome da Rússia na Europa.
A Comissão Europeia declarou “solidariedade total” com a Estônia e chamou o episódio de “ataque inconsequente” russo.
Kremlin nega e Dmitry Peskov diz que acusações não serão levadas a sério
O Kremlin negou a acusação e disse que as alegações são infundadas, sem relação com a realidade.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou em coletiva nesta terça: “Tais declarações são infundadas, mal pensadas, não têm absolutamente nenhuma relação com a realidade e carecem de qualquer tipo de raciocínio. Portanto, não podemos e não iremos levar tais declarações a sério”.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.