Aliados de Lula temem derrota em veto ao PL da Dosimetria na próxima sessão do Congresso

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão preocupados com a sessão do Congresso da próxima semana. Nela, deputados e senadores devem analisar o veto integral do petista ao PL da Dosimetria.

Governo aposta em derrubada do veto por força do Centrão

Na avaliação de governistas, os parlamentares devem derrubar a decisão de Lula. Eles esperam essa mudança com amplo apoio do Centrão.

Membros da base do governo ouvidos pelo Radar acreditam que as chances de o veto ser mantido na semana que vem são pequenas.

Gestão de aproximação do Centrão foi minada por disputa sobre CPI do Banco Master

Havia a avaliação de que uma ala do Centrão poderia concordar com o presidente antes das eleições. A ideia era dar um gesto de aproximação.

Essa possibilidade foi minada pela expectativa de reação da oposição. Se o veto fosse mantido, a oposição iniciaria uma ofensiva para tentar tirar do papel uma comissão parlamentar de inquérito sobre o Banco Master, o que contraria os desejos de muitos deputados e senadores, especialmente do Centrão.

Parlamentares analisam o veto na sessão da próxima semana

O debate deve ocorrer quando deputados e senadores se debruçarem sobre o veto integral ao PL da Dosimetria. O resultado da sessão pode definir se a matéria segue vetada ou volta a tramitar.

O governo observa a atuação do Centrão e a reação da oposição em torno da CPI sobre o Banco Master.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.