Aliados voltam a indicar Cláudio Castro para vaga no TCE-RJ após operações da PF

O ex-governador do Rio, Cláudio Castro (PL), passou a ser cotado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) depois de operações da PF nesta terça-feira. O assunto ganha força mesmo com o ex-parlamentar inelegível por decisão do TSE.

Candidatura para o TCE-RJ entra na pauta após PF citar fraudes do Banco Master

Castro ficou fora da vaga ao Senado e teve a imagem atingida por uma operação realizada nesta terça-feira. A PF atua na esteira de investigações sobre fraudes do Banco Master no Rio de Janeiro.

Agora, aliados citam a possibilidade de uma “saída honrosa” para o ex-chefe do Executivo fluminense. A indicação para o TCE-RJ, porém, enfrenta resistência de parte do grupo, que pede cautela diante dos próximos movimentos da política e de novas operações policiais.

ALERJ pode indicar Castro; debate passa por inelegibilidade e decisão do TSE

A próxima indicação ao cargo do TCE-RJ cabe à Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), presidida pelo deputado Douglas Ruas (PL-RJ). Ruas é o nome de Castro ao governo nas eleições deste ano.

O ex-mandatário pode ocupar a vaga aberta com a saída de José Gomes Graciosa do posto. Parte dos aliados cita que a Alerj já vinha flexibilizando regras para indicações a tribunais e agências reguladoras, com emenda que acabaria com impedimentos mesmo com condenações por improbidade administrativa ou contas rejeitadas, desde que não haja condenação definitiva.

Se a inelegibilidade de Castro for revertida, a decisão final sobre a candidatura partirá de Flávio Bolsonaro. Na última semana, Castro também foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela PF por suposto envolvimento com fraudes na Refit.

Se Senado ficar fora, Ruas perde palanques de Castro e PL discute outros nomes

Uma eventual saída de Castro do Senado muda os planos eleitorais de Douglas Ruas (PL) ao governo do Rio. O presidente da ALERJ contava com os palanques de Castro para rodar o estado e pedir votos.

Enquanto isso, outros nomes do PL surgem para a vaga ao Senado, como Carlos Jordy, Sóstenes Cavalcante e Carlos Portinho. O partido defende um nome do PL no posto, já que a outra vaga da coligação será ocupada por Márcio Canella (União), ex-prefeito de Belford Roxo. Também aparece a defesa do delegado Felipe Curi (PP) caso Castro não possa concorrer.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.