Equipes de emergência no Japão seguiram, nesta quarta-feira 29, a busca por possíveis sobreviventes entre os escombros de um shopping que desabou após um terremoto que matou pelo menos 13 pessoas na véspera.
O caso mexe com a região de Kumamoto, que também enfrenta danos, cortes em serviços e milhares de desabrigados.
Terremoto atingiu Kyushu e deixou falta de energia e água
O tremor na ilha de Kyushu provocou danos em várias áreas. O abalo derrubou residências e gerou incêndios.
O terremoto também deixou dezenas de pessoas sem acesso à energia elétrica e ao fornecimento de água.
Explosão ocorreu depois do abalo e resgate mobiliza militares e equipes
Uma explosão foi registrada no shopping cerca de 50 minutos depois do terremoto de magnitude 7,1, na terça-feira 28, na prefeitura de Kumamoto.
Akio Yoshika, presidente da empresa operadora do Aeon, disse que três pessoas morreram no local, na cidade de Kashima. Ele citou três desaparecidos e uma pessoa em parada cardiorrespiratória.
As autoridades também confirmaram cinco mortes e quatro desaparecidos na fábrica da Nippon Paper Industries em Yatsushiro, onde uma chaminé desabou.
Mais de 9 mil pessoas passaram a noite em abrigos
Mais de 9 mil pessoas passaram a noite em 506 abrigos, segundo o governo japonês. O balanço apontou sete feridos graves e 29 com ferimentos leves.
Ainda nesta quarta-feira, 36.880 residências e instalações permaneciam sem energia elétrica na prefeitura de Kumamoto, de acordo com a Kyushu Electric Power.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.