Centrão critica Flávio Bolsonaro após fala com fake news sobre urnas eletrônicas

Lideranças do Centrão chamaram de “tiro no pé” a decisão de Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à presidência, de recorrer a uma fake news para atacar as urnas eletrônicas. Elas dizem que isso reduz as chances de partidos de centro aceitarem compor a base de sua postulação ao Palácio do Planalto.

Falha em alvo: Centrão diz que ataque com fake news piora acordos com partidos de centro

Segundo lideranças ouvidas pelo Radar, as falas de Flávio Bolsonaro diminuem ainda mais as chances de partidos de centro formarem aliança com a candidatura. Para esse grupo, o episódio também afasta o eleitorado independente.

As lideranças citam que esse público prefere posições mais moderadas. Elas associam a rejeição a declarações polêmicas sobre o sistema de votação.

Flávio citou Smartmatic e relatório da CIA, e TSE disse que não usa essas urnas

Ontem, Flávio afirmou, durante evento com diplomatas, que o Brasil usa urnas fabricadas pela empresa venezuelana Smartmatic. Ele também citou um relatório da CIA sobre uma suposta ligação da companhia com fraudes nas eleições da Venezuela em 2012.

O TSE desmentiu a associação, dizendo que não utiliza urnas da Smartmatic. Flávio aproveitou a fala para defender que países enviem observadores internacionais para acompanhar as eleições no Brasil e afirmou que “muitas dessas máquinas” usadas nas eleições brasileiras “são da mesma empresa”.

Conspiração de crises: convenção chega e Flávio ainda não fechou alianças nem define vice

O Centrão considera que a soma de crises vem aumentando o isolamento de Flávio. As lideranças citam problemas como a relação com Daniel Vorcaro, do Banco Master, a articulação pelo tarifaço e o barraco público com Michelle Bolsonaro.

A poucas dias da convenção partidária que deve confirmar seu nome ao Palácio do Planalto, Flávio ainda não conseguiu fazer composições com outras legendas. Ele também não tem um nome definido para concorrer à vice-presidência, enquanto partidos de centro priorizam montar bancadas no Congresso Nacional.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.