As convenções partidárias começam nesta segunda-feira e vão definir os candidatos ao Planalto e as alianças para a eleição. Partidos do Centrão sem candidatura própria ao Palácio do Planalto, como União Brasil, PP e Republicanos, indicam que vão ficar neutros na disputa presidencial.
União Brasil, PP e Republicanos sinalizam neutralidade e liberam alianças
Legendas de centro que não lançam candidato ao Palácio do Planalto indicam que não vão se alinhar a nenhuma postulação. Com essa estratégia, os filiados ficam liberados para compor com qualquer candidatura.
Até meses, havia expectativa de apoio de um bloco de partidos à candidatura de Flávio Bolsonaro, do PL, à presidência da República. O noticiário sobre crises envolvendo o nome do filho de Jair Bolsonaro levou as legendas a manter distância protocolar do senador do PL.
Datas das convenções em São Paulo e confirmação de postulantes até 5 de agosto
Quatro das cinco convenções que vão confirmar candidaturas de presidenciáveis ocorrem em São Paulo. A capital paulista concentra o calendário por ser o maior colégio eleitoral do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará convenção em 2 de agosto em São Paulo. Os nomes de Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Renan Santos serão confirmados em 25 de julho, 26 de julho e 1 de agosto, respectivamente.
Romeu Zema vai confirmar a postulação em 27 de julho, em Brasília, em encontro entre os filiados. O prazo das convenções termina em 5 de agosto.
Registro na Justiça Eleitoral e início oficial da campanha em seguida
Depois do fim das convenções, os postulantes escolhidos devem ser registrados na Justiça Eleitoral até 16 de agosto. No dia seguinte, a campanha começa oficialmente, com propaganda e eventos de campanha liberados nas ruas e na internet.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.