Coreia do Sul convoca diplomata da Ucrânia após anúncio de Zelensky sobre prisioneiros norte-coreanos

A Coreia do Sul convocou nesta segunda-feira, 28, o encarregado de negócios da Ucrânia em Seul depois que Volodymyr Zelensky revelou a transferência de dois prisioneiros de guerra norte-coreanos para o país. O governo sul-coreano exigiu explicações e um pedido formal de desculpas.

Seul cobra desculpas e diz que divulgação quebrou sigilo em acordo

O governo sul-coreano afirma que a revelação violou um acordo para manter a operação em sigilo.

A Coreia do Sul diz que o acordo foi feito por preocupações com a segurança dos soldados e de seus familiares na Coreia do Norte, além de questões diplomáticas e de segurança nacional.

Zelensky anunciou transferência na Assembleia Geral da ONU; Ucrânia nega compromisso

Segundo Seul, Zelensky fez o anúncio na Assembleia Geral das Nações Unidas, na semana passada.

Os dois homens foram capturados por forças ucranianas em 2025, durante combates contra tropas russas, e estavam entre os milhares de soldados enviados pela Coreia do Norte para apoiar Moscou na guerra contra a Ucrânia.

Uma fonte do gabinete presidencial ucraniano negou a existência do acordo, e Seul diz que isso piorou o episódio e atingiu a confiança entre os dois governos.

Protesto formal é levado a Kiev; prisioneiros queriam ir para a Coreia do Sul

Nesta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano convocou o encarregado de negócios Andrii Vieshkin para formalizar o protesto, e o diplomata disse que levaria as preocupações a Kiev.

Os dois norte-coreanos tinham o desejo de se estabelecer na Coreia do Sul, e Seul pediu que eles não fossem devolvidos à Coreia do Norte.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.