Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Irã nesta sexta-feira, 10, em meio ao aumento das tensões com o país e ao rompimento do cessar-fogo do último mês. As medidas miram o iraniano Ali Ansari, empresário e banqueiro que mora em Dubai, e outras 13 pessoas e entidades.
Sanções miram Ali Ansari e ocorrem após novos ataques no Estreito de Ormuz
O Departamento do Tesouro dos EUA informou que as sanções foram adotadas por causa de novos ataques do Irã a petroleiros no Estreito de Ormuz.
O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que o departamento vai “continuar usando todas as ferramentas à sua disposição para isolá-lo, assim como outras elites do regime, do sistema financeiro global”.
Medidas incluem bloqueio de bens e proibição de transações, diz o Tesouro
Ali Ansari teria “laços estreitos com as elites do regime para enriquecer a si mesmo e a seus aliados às custas do povo iraniano”.
Ele é acusado de desviar recursos públicos para comprar imóveis e participar de empresas em vários lugares do mundo.
As sanções incluem o bloqueio de bens que estejam nos Estados Unidos das pessoas citadas e a proibição de transações. O documento também prevê punições para estrangeiros que mantenham relações comerciais com os citados.
Confrontos foram interrompidos nesta sexta e negociações seguem como plano
Estados Unidos e Irã interromperam ataques nesta sexta-feira, após dois dias de confrontos, para abrir espaço para uma nova tentativa de negociação e evitar escalada militar no Oriente Médio.
Diplomatas do Catar viajam a Teerã para recolocar o diálogo entre os dois países nos trilhos, enquanto Donald Trump escreveu nas redes sociais que os Estados Unidos concordaram em continuar as negociações, mas que o cessar-fogo chegou ao fim.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.