Autoridades dos Estados Unidos informaram ao presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, que pretendem classificar os grupos Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. A medida deve avançar, apesar da resistência da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o portal Metrópoles.
Comunicação antecipada a Galípolo ocorre com resistência do governo Lula
O aviso foi feito durante um encontro com Galípolo, de acordo com as informações divulgadas pelo portal Metrópoles, nesta sexta-feira, 17.
O conteúdo aponta que a administração de Luiz Inácio Lula da Silva desaprova a classificação de CV e PCC como organizações terroristas.
Departamento de Estado cita objetivo financeiro e usa casos como México
Segundo o site, o Departamento de Estado dos EUA avalia que a classificação ajudaria a “asfixiar financeiramente” as organizações ligadas a grandes somas de dinheiro ilícito.
O texto também diz que a comunicação antecipada foi interpretada como uma “deferência” ao Brasil, porque países como o México, onde grupos receberam essa designação, não teriam sido avisados antes.
Pressão política e mudança de abordagem nos EUA entram no debate
No fim de março, o jornal americano The New York Times afirmou que a questão vinha sendo influenciada pela pressão dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O material lembra que, desde janeiro de 2025, com o segundo mandato de Trump, Washington passou a usar uma retórica de “narcoterroristas” e a classificar grupos como organizações terroristas estrangeiras (FTOs), o que permitiria ações como congelamento de ativos.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.