Fachin repudia Milei após chamar Moraes de “lixo careca” em convenção de Flávio Bolsonaro

O ministro Edson Fachin, presidente do STF, repudiou as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, sobre o ministro Alexandre de Moraes. A reação de Fachin veio depois de Milei chamar Moraes de “lixo careca” em evento em São Paulo.

Presidente do STF responde a fala de Milei sobre Moraes após convenção

Fachin afirmou que as falas de Milei fizeram uma “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro”. O presidente do STF disse que a declaração ocorreu em contexto ligado a uma convenção no Brasil.

Milei chamou Moraes de “lixo careca” depois de negar visita a Jair Bolsonaro

Javier Milei chamou o Moraes de “lixo careca” depois de ter negada uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Milei participou da convenção que oficializou Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência neste sábado, em São Paulo.

Fachin disse que o Supremo “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados”. Ele também citou que as falas tratam de referência a ato jurisdicional praticado conforme a Constituição e as leis da República Federativa do Brasil.

STF diz que mantém autonomia do Judiciário e cobra respeito nas relações entre Estados

Fachin declarou que tomou conhecimento da declaração do presidente da Argentina sobre ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, a Presidência do STF reafirma a plena autonomia do Judiciário brasileiro e deplora manifestações incompatíveis com a civilidade.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.