Flávio Serafini protocola CPI na Alerj para investigar relação do governo com o Banco Master

O deputado Flávio Serafini (PSOL) protocolou nesta quarta-feira (6) um pedido de CPI na Alerj para investigar a relação do governo do estado com o escândalo do Banco Master. A proposta recebeu as 24 assinaturas necessárias e deve ser criada automaticamente em até 48 horas.

Pedido de CPI na Alerj mira ligação do governo com o escândalo do Banco Master

Serafini pediu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O foco do pedido é investigar a relação do governo do estado com o escândalo do Banco Master.

Assinaturas já foram reunidas e investigação cita impactos em investimentos do Rioprevidência e da Cedae

O requerimento teve 24 assinaturas. Pela legislação, a CPI deve ser criada automaticamente em até 48 horas.

O pedido cita impactos nos cofres estaduais de investimentos de R$ 2,6 bilhões do Rioprevidência e de R$ 218 milhões da Cedae em fundos ligados ao banco. A instituição foi liquidada extrajudicialmente em 18 de novembro de 2025.

Comissão deve ser instalada em até 48 horas e promessa de apuração é ligada à liquidação do Banco Master

Serafini afirmou que a instauração da nova comissão é urgente após a liquidação do Banco Master pelo Banco Central. Ele disse que o evento amplia os riscos e impactos sobre os ativos do RioPrevidência, que atendem milhares de servidores, aposentados e pensionistas do Rio.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.