O Ibovespa fechou em queda de 1,35% nesta quinta-feira (16), aos 173.825 pontos. O movimento acompanhou a cautela do mercado após o anúncio de novas tarifas comerciais dos EUA aplicadas ao Brasil.
Mercado fica mais cauteloso com novas tarifas dos EUA ao Brasil
Na penúltima sessão da semana, o índice caiu e seguiu em direção de baixa.
O recuo veio junto com o anúncio de novas tarifas comerciais dos EUA aplicadas ao Brasil.
Vale e Itaú Unibanco puxam a queda e B3 registra R$ 18,9 bi
O Ibovespa sofreu pressão com o recuo de blue chips como Vale e Itaú Unibanco.
Na B3, o volume total negociado foi de R$ 18.924.915.900, em meio a 3.237.444 negócios.
Entre as ações em alta, Azevedo & Travassos SA (AZEV3F) avançou +12,84% e Fiset Fl Ref Pfd (FSRF11F) subiu +12,50%. Entre as em queda, Oncoclinicas do Brasil Servicos Medicos S.A. (ONCO11F) caiu −20,00% e (ONCO11) recuou −40,00%.
Ibovespa é calculado com ações mais negociadas e B3 reúne diferentes mercados
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. A B3 calcula o índice com base em ações mais negociadas, usando critérios de volume e liquidez, com carteira teórica que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa oficial do Brasil, sediada em São Paulo. Ela responde pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.