Um incêndio na maternidade de um hospital em Islamabad, capital do Paquistão, matou ao menos 15 bebês nesta quarta-feira, 26. O governo do distrito diz que as chamas começaram depois da explosão de um aparelho de ar condicionado com defeito.
Chamas começaram no PIMS e afetaram a ala materna e infantil
O fogo começou por volta das 7h locais, que corresponde a 23h de terça-feira 25 no horário de Brasília, no hospital do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão (PIMS).
O comunicado do governo do distrito de Islamabad cita que o incêndio atingiu o terceiro andar da ala de saúde materna e infantil.
Mustafa Kamal fala em oxigênio extra e Shehbaz Sharif cobra investigação
O ministro da Saúde, Mustafa Kamal, disse à Geo TV que havia 16 recém-nascidos na ala de ginecologia do hospital quando o fogo começou.
Ele acrescentou que o excesso de oxigênio na enfermaria contribuiu para a propagação das chamas.
O primeiro-ministro Shehbaz Sharif mandou as autoridades fazerem uma investigação imediata. O escritório de Sharif afirmou em comunicado que os responsáveis devem ser identificados e medidas mais rigorosas devem ser tomadas.
Testemunhas relatam demora no resgate e Unicef pede reforço nas normas
Várias testemunhas disseram à agência de notícias AFP que as equipes de resgate demoraram a chegar. Abdul Ghafoor contou que entrou no hospital para salvar pacientes e disse que os socorristas demoraram duas horas para chegar.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu a revisão e o fortalecimento das normas de prevenção de incêndios e de segurança nas instalações de saúde.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.