A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aplicou uma multa de R$ 500 mil à PortosRio por desmonte e venda de sucata sem licitação no Porto de Itaguaí, na Costa Verde Fluminense. A punição coloca a empresa sob investigação na fase de defesa.
Antaq aponta falta de licitação em desmonte e venda de sucata no Porto de Itaguaí
A multa foi aplicada porque a PortosRio não prestou esclarecimentos desde o dia 23 de julho.
Na data, o superintendente substituto do porto, Paulo Vinícius, não respondeu a uma ordem da diretoria da PortosRio para falar com a Antaq.
Fiscalização encontrou silos da Valesul e trilhos da Sepetiba Tecon virando sucata
A fiscalização da agência flagrou o desmonte irregular de estruturas de grande porte no complexo portuário.
Silos do antigo terminal da Valesul e trilhos da empresa Sepetiba Tecon viraram sucata. O processo não passou por licitação, como deveria ter ocorrido.
O caso ganhou rito de urgência na Diretoria Colegiada da agência em Brasília. Os auditores recomendaram o envio do processo para o Ministério Público Federal e para o Tribunal de Contas da União. Agora, o auto de infração tramita na fase de defesa.
Mais uma irregularidade em Itaguaí: outro caso sem licitação foi revelado em 20 de julho
Esta é a segunda irregularidade ligada ao Porto de Itaguaí por falta de licitação em pouco mais de um mês.
No dia 20 de julho, foi revelado que a PortosRio contratou, sem processo licitatório, uma empresa ligada a um executivo com envolvimento com a estatal e com o município.
O contrato de R$ 46,3 milhões foi assinado com uma companhia estrangeira que empregou, por mais de duas décadas, Ronaldo Fucci. Ronaldo Fucci é ex-diretor da PortosRio e atual secretário de Portos e Logística na Prefeitura de Itaguaí.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.