O governador de Buenos Aires, Axel Kicillof, criticou as declarações do presidente argentino Javier Milei sobre o governo do Brasil durante um ato do PL. A fala foi divulgada no X (ex-Twitter) neste domingo, 26, e ganhou impacto nas relações entre os dois países.
Kicillof diz que conversou com Mauro Vieira após declarações de Milei
Kicillof classificou as falas de Milei como “vergonha alheia”. Ele disse que entrou em contado com o chanceler Mauro Vieira para transmitir que Milei não representa o sentimento do povo argentino.
No mesmo post, ele escreveu que Milei ofendeu e insultou o governo do Brasil, o presidente e “todo um país”. Kicillof afirmou que, “da província de Buenos Aires”, a Argentina defende respeito às nações irmãs e aposta na integração regional.
Milei atacou Lula e Alexandre de Moraes no ato do PL em São Paulo
Durante o ato do PL em São Paulo, Milei se referiu a Lula como “presidiário”, “ladrão” e “lixo socialista”. Ele também chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca”, sem mencioná-los diretamente.
Kicillof destacou ainda que o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina. Ele disse que Milei coloca em risco investimentos, exportações, milhares de postos de trabalho e os interesses da Argentina, “tudo para apoiar um candidato a pedido de (Donald) Trump”.
Embaixador Julio Bitelli foi chamado para consultas após ofensas de Milei
A publicação de Kicillof foi acompanhada por uma foto dele com Luiz Inácio Lula da Silva.
Em resposta, o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, “foi chamado para consultas (…) em razão das ofensas proferidas” por Milei. A medida diplomática foi informada à AFP por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.