Leonardo Siqueira pede ao TCU investigação de diárias para promotores do Ceará na Copa do Mundo 2026

O deputado estadual Leonardo Siqueira, do Novo, pediu ao TCU que investigue pagamentos de diárias e ajudas de custo para integrantes do Ministério Público do Ceará viajarem aos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2026.

O pedido envolve recursos públicos e viagens para acompanhar eventos ligados ao campeonato.

Deputado do Novo quer investigação no TCU sobre viagens de promotores do Ceará ao exterior

Siqueira protocolou uma representação no Tribunal de Contas da União solicitando a apuração dos gastos com diárias e ajudas de custo.

Ele citou a ida de membros do Ministério Público do Ceará aos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026.

Viagens a Miami e Dallas somam mais de R$ 44 mil com justificativa de segurança e organização

Segundo a representação, mais de 44 mil reais foram repassados para custear deslocamentos de dois promotores.

Os destinos citados foram Miami e Dallas, com a justificativa de acompanhar protocolos de segurança e organização de grandes eventos esportivos.

O deputado afirmou que não houve demonstração objetiva de ligação direta entre as viagens e as atribuições constitucionais do Ministério Público.

Siqueira pede suspensão de repasses e encaminhamento do caso ao CNMP e à CGU

Além de pedir fiscalização dos pagamentos, ele solicitou a suspensão de repasses futuros ligados ao mesmo objeto.

Siqueira pediu ainda a divulgação dos critérios adotados, a apuração da responsabilidade dos agentes envolvidos e o encaminhamento do caso ao CNMP e à CGU.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.