Lula disse na quarta-feira, 5, que pretende conversar com o presidente americano Donald Trump. A fala acontece durante uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
Lula fala em conversa com Trump e cita líderes de China e Rússia
Em entrevista ao canal Os Três Elementos, o presidente afirmou que vai falar com o líder americano.
Ele citou que, na semana passada, ligou para Xi Jinping e que, no dia anterior, falou com Vladimir Putin para eles se reunirem.
Governo adotou reciprocidade diplomática após revogarem visto de Maria Luiza Ribeiro Viotti
Na terça-feira, o governo brasileiro decidiu adotar o princípio de reciprocidade diplomática contra os Estados Unidos.
A decisão veio após a revogação do visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Segundo o comunicado do Palácio do Planalto, os EUA responderam ao fato de o governo Lula não ter concedido aval diplomático para Daniel Perez assumir a embaixada no Brasil. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse que a medida dos EUA faz parte de uma “escalada deliberada de medidas hostis” e rejeitou os argumentos apresentados pelos americanos.
O governo também afirmou que o processo de concessão de agrément é confidencial e que Washington tornou público o nome do indicado antes do pedido de anuência.
Próxima semana: Lula sinaliza reunião com Trump, mas sem detalhar temas
Em paralelo, reportagem do jornal O Globo diz que Lula sinalizou a aliados que tentará uma reunião com Trump na próxima semana.
De acordo com participantes do encontro com parlamentares do PSOL e da Rede, ele não revelou se usará a possível reunião para tratar de outros temas.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.