O ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu a divulgação de uma pesquisa da AtlasIntel e reacendeu a controvérsia sobre áudios ligados a Flávio Bolsonaro. A decisão atende parcialmente um pedido da defesa e será analisada pelo plenário do TSE.
Suspensão no TSE recoloca áudios de Flávio Bolsonaro no centro do debate
A medida foi tomada depois que um levantamento da AtlasIntel, divulgado há cerca de três semanas, mostrou queda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em cenários eleitorais.
O caso ganhou força após a revelação de áudios em que Flávio Bolsonaro aparece pedindo recursos ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para a produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.
AtlasIntel fica impedida de divulgar o levantamento até análise do TSE
Na decisão, a AtlasIntel fica impedida de promover nova divulgação, impulsionamento, republicação ou manutenção do levantamento até o TSE concluir a análise do caso.
Nunes Marques afirmou que a continuidade da circulação da pesquisa poderia causar “efeitos de difícil reversão” no contexto eleitoral.
O ministro também apontou que a gravação ligada ao episódio poderia caracterizar tentativa de indução dos entrevistados, mesmo com o material apresentado após a aplicação do questionário principal.
Plenário do TSE vai definir se liminar segue e quais pesquisas mudam
A defesa pediu a medida, e o TSE agora vai analisar se mantém ou revisa a liminar concedida por Nunes Marques.
O debate também entra em uma nova fase com a divulgação dos levantamentos de junho, mas o episódio deve influenciar rodadas futuras de pesquisa, segundo o que foi discutido no programa Ponto de Vista.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.