Paraná Pesquisas aponta que 15% no eleitorado paulista votam Tarcísio e Lula

Um levantamento do Paraná Pesquisas apontou que cerca de 15% dos eleitores de São Paulo dizem que vão votar em Tarcísio de Freitas para governador e em Luiz Inácio Lula da Silva para presidente. O diretor do instituto, Murilo Hidalgo, destacou o cruzamento durante entrevista ao VEJA em Foco desta quarta-feira, 19.

O cruzamento de votos Tarcísio-Lula pode mexer nas estratégias dos dois cargos

Murilo Hidalgo disse que esse grupo pode criar um dilema para Tarcísio e para Lula. Ele explicou que uma aproximação maior com campanhas de outros nomes pode afastar parte desses eleitores.

O diretor do Paraná Pesquisas também conectou o fenômeno com as escolhas feitas entre eleições para governador e presidente. Segundo ele, o voto para os dois cargos não segue uma orientação única no estado.

Levantamento aponta 15% que “vota Lula e vota Tarcísio” e mostra vantagem na disputa

Hidalgo afirmou que o Paraná Pesquisas identificou “em torno de 15% do eleitorado no estado de São Paulo” com a combinação de votos. Ele disse que esse contingente “vota Lula e vota Tarcísio”.

Ele citou ainda números da pesquisa apresentada no programa. No levantamento, Tarcísio aparece com 50% das intenções de voto, contra 33,8% de Haddad. No eventual segundo turno, Tarcísio teria 53% e o petista 36,9%.

Hidalgo disse que, se Tarcísio se envolver demais com a campanha de Flávio Bolsonaro, pode perder uma parcela do eleitorado. Ele afirmou que a vantagem atual do governador é ampla o bastante para não necessariamente comprometer a vitória.

Tarcísio pode “abrir mão” desses 15% e Lula também pode sofrer reação semelhante

Segundo Hidalgo, a principal dúvida é se Tarcísio vai abrir mão desses 15%. Ele disse que a margem atual do governador permite correr algum risco, e que a dificuldade não seria necessariamente a eleição estadual, mas o efeito de uma estratégia mais alinhada à disputa presidencial.

O mesmo cálculo vale para Lula. Hidalgo disse que uma participação mais intensa de Lula na campanha de Haddad pode produzir reação parecida entre os eleitores que fazem a combinação Tarcísio-Lula.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.