O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, admitiu nesta terça-feira, 31, que o Irã ainda mantém capacidade de retaliação depois de um mês de bombardeios feitos por Estados Unidos e Israel. Ele disse ao mesmo tempo que o poder militar iraniano foi prejudicado.
Hegseth fala em retaliação do Irã e diz que os EUA vão abater novos ataques
Pete Hegseth declarou que os EUA vão enfrentar mísseis lançados pelo Irã. Ele afirmou que os Estados Unidos vão abatê-los.
Segundo ele, a fala ocorre após uma visita não anunciada ao Oriente Médio no fim de semana. Hegseth disse que foi até bases na região para visitar soldados.
Visita ao Oriente Médio, B-52 no alvo e mais de 11 mil alvos em 30 dias
O general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, disse que o Exército americano começou a fazer missões com bombardeiros B-52 sobre terra pela primeira vez.
Caine afirmou que as aeronaves enormes sobrevoando o território iraniano indicam que as defesas aéreas do país foram enfraquecidas. Ele também disse que os aviões americanos agora focam em destruir cadeias de suprimentos que abastecem instalações de construção de mísseis, drones e navios do Irã.
O general declarou que os Estados Unidos atacaram sozinhos mais de 11 mil alvos nos últimos 30 dias.
Negociações seguem e Hegseth cita objetivo de acordo com mudanças no material do Irã
Hegseth disse que o governo republicano “preferiria muito mais” fazer um acordo. Ele afirmou que, “enquanto isso”, negociaremos com bombas.
Ele falou que as “tratativas estão em andamento” e disse que estão ganhando força. Hegseth citou o objetivo de chegar a um acordo se o Irã abrir mão do material (nuclear) que possui e das ambições em relação à abertura do Estreito de Ormuz.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.