O PL oficializou, em convenção nesta sexta-feira (24), os nomes de candidatos para a Alerj e para a Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. O partido vai colocar 20 dos 23 deputados estaduais atuais na tentativa de renovar o mandato.
PL sai na frente na Alerj e lança maioria dos atuais deputados na corrida de outubro
O Partido Liberal (PL) já tem a maior bancada da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Na convenção, a sigla anunciou que vai buscar um novo mandato com a maior parte do grupo que hoje ocupa cadeiras no Legislativo estadual.
Rodrigo Amorim fica fora por inelegibilidade; Fillipe Poubel vai para a Câmara; Samuel Malafaia vira suplente do Senado
Rodrigo Amorim não vai disputar a eleição por se tornar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. O TRE-RJ condenou o deputado em 2024 por violência política de gênero contra a vereadora de Niterói Benny Briolly (PSOL), ligada a declarações feitas na Alerj em 2022.
Para ocupar o espaço deixado por Amorim, o PL lançou o vereador Dr. Rogério Amorim, irmão do deputado, como candidato. Fillipe Poubel vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e, no lugar dele na Alerj, o partido escolheu Kauan Poubel como candidato.
Samuel Malafaia não vai buscar a reeleição na Alerj. O deputado foi escolhido para compor a chapa do senador Carlos Portinho (PL) como primeiro suplente na disputa pelo Senado Federal.
Definições do PL saem da convenção; veja quem tenta vaga na Alerj e quem muda de disputa
Com as decisões da convenção, o PL mantém 20 nomes entre os 23 deputados estaduais atuais. As exceções ficaram com Rodrigo Amorim, Fillipe Poubel e Samuel Malafaia, que seguem caminhos diferentes na eleição deste ano.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.