Polícia da Irlanda do Norte usa canhões d’água contra manifestantes anti-imigração em Belfast

Canhões d’água da polícia da Irlanda do Norte foram usados para dispersar manifestantes anti-imigração durante protestos violentos. A sequência começou após um ataque com faca em Belfast no início da semana.

Distúrbios seguem pelo segundo dia com tumultos nas ruas

Os disturbios entraram no segundo dia na noite de quarta-feira, 10. Em meio aos tumultos, grupos de manifestantes provocaram cenas nas ruas, com pessoas mascaradas incendiando casas e veículos.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um jato d’água atingindo manifestantes. No registro, os manifestantes reagem arremessando objetos contra veículos da polícia.

16 prisões, 12 policiais feridos e declarações de Hilary Benn

Ao longo da semana, pelo menos 16 pessoas foram presas. Os confrontos deixaram 12 policiais feridos.

O secretário de Estado para a Irlanda do Norte, Hilary Benn, chamou as manifestações de “racistas”. Ele disse que os ataques “miram pessoas com base na cor da pele”.

Ele fez a fala após relatos de manifestantes invadindo e incendiando casas de moradores de minorias étnicas.

Ataque em Kinnaird Avenue foi na noite de segunda-feira, 8

As manifestações começaram depois do ataque com faca na região de Kinnaird Avenue, no norte de Belfast, na noite de segunda-feira, 8. Imagens que circulam online mostram Stephen Ogilvie, na casa dos 40 anos, sendo atacado no rosto.

O suspeito, Hadi Alodid, um imigrante vindo do Sudão, foi acusado de tentativa de homicídio. Ogilvie perdeu o olho esquerdo no ataque.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.