Polícia francesa tenta entrar no Eliseu e é barrada em investigação sobre eventos no Panteão

Agentes da brigada financeira e anticorrupção da polícia francesa não conseguiram entrar no Palácio do Eliseu, sede da Presidência da França, nesta terça-feira, 14. A recusa acontece dentro de uma investigação sobre a organização de cerimônias de homenagem no Panteão de Paris.

Eliseu barraria acesso citando inviolabilidade das instalações presidenciais

O jornal Le Canard Enchaîné informou que os agentes não foram autorizados a entrar no Palácio do Eliseu.

Segundo o Ministério Público francês, a entrada foi negada com base numa interpretação constitucional que prevê a inviolabilidade das instalações ligadas à Presidência.

Denúncia em 2023 mira “panteonizações” e a mesma empresa há 22 anos

A apuração judicial avalia as condições de contratação de eventos oficiais ligados às chamadas “panteonizações”, cerimônias que homenageiam figuras marcantes da história francesa.

Há 22 anos, a organização desses eventos é atribuída à mesma empresa, a Shortcut Events. O caso foi aberto após uma denúncia anônima ao Ministério Público Financeiro no final de 2023.

De acordo com o Le Monde, a investigação apura possíveis irregularidades como “favorecimento, corrupção, tráfico de influência e conflito de interesses” na concessão de contratos públicos.

Caso inclui homenagens desde 2002 e nova cerimônia em junho

A investigação abrange eventos realizados desde 2002. A apuração também considera homenagens mais recentes, como a entrada, em outubro do ano passado, do ex-ministro Robert Badinter, responsável pela abolição da pena de morte.

A próxima cerimônia está prevista para junho, quando o historiador Marc Bloch, morto pelos nazistas, deverá ser incluído no local.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.