Lula venceu o segundo turno após uma virada em 21 dias e deu destaque a André Janones, que atuou como “general” da comunicação digital. A estratégia do PT na reta final usou um canal no WhatsApp e ações coordenadas nas redes.
De crítica ao PT a “general”: como Janones entrou no centro da virada
André Janones, deputado federal, foi citado nominalmente no discurso de Lula após a apuração que garantiu o quarto mandato.
O presidente homenageou Janones como “companheiro” e “general”, dizendo que ele teve papel decisivo na reeleição e que será referência para a área de comunicação do governo.
Canal no WhatsApp chega a 10 milhões e PT foca em missões digitais
O PT criou o canal Exército do Lula e reorganizou a campanha na etapa final, com distribuição de tarefas e orientação do que apoiar, do que ignorar e de como agir nas redes.
No domingo 25, Lula fez a homenagem a Janones durante o discurso depois da apuração. No primeiro turno, Flávio Bolsonaro venceu por 2,2 milhões de votos e, segundo o texto, o PT avançou sobre o eleitorado do opositor para virar o resultado.
Em menos de vinte dias, o canal criado por Janones reuniu 10 milhões de seguidores e cumpriu missões apontadas como fundamentais para a virada. A matéria cita ainda dados da Quaest sobre mudanças no IPD entre o primeiro e o segundo turno, além de uma alta no índice digital de Lula após a centralização da estratégia.
Janones diz que vai coordenar comunicação digital e fez lives para manter militância
O texto afirma que Janones chegou a fazer lives de 24 horas para manter a militância mobilizada e ganhar espaço dentro do PT.
O parlamentar foi citado como cotado para assumir um cargo com status de ministro no quarto mandato de Lula, para coordenar a comunicação digital do governo.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.