Prazo para comprovar execução dos recursos da Aldir Blanc 2026 começa em 30 de setembro

Estados e Distrito Federal vão ter de comprovar a execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2026. A verificação acontece no dia 30 de setembro.

Comunicado do Comitê Gestor fixa datas de aferição para Aldir Blanc 2026

O Comunicado nº 5/2026 do Comitê Gestor da Política Nacional Aldir Blanc traz a etapa de conferência do uso dos recursos repassados em 2026.

O prazo de aferição define quando os entes precisam apresentar a comprovação para seguir nas próximas etapas do programa.

Estados e DF verificam em 30 de setembro e municípios em 14 de dezembro

Segundo o comunicado, a data para Estados e Distrito Federal é 30 de setembro de 2026.

Para Municípios e Distrito Federal, o prazo previsto é 14 de dezembro de 2026.

O Decreto nº 11.740/2023 estabelece que a execução de, no mínimo, 60% dos recursos recebidos é requisito para receber a próxima parcela da Política Nacional Aldir Blanc.

Painel de Dados ajuda a acompanhar aplicação e cumprimento dos percentuais

O Ministério da Cultura disponibiliza o Painel de Dados da Política Nacional Aldir Blanc para reunir informações sobre a aplicação dos recursos.

O comunicado orienta que Estados, Municípios e o Distrito Federal adotem as medidas para cumprir os percentuais exigidos dentro dos prazos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.