Prefeitura do Rio cria Simsi-Rio ao integrar órgãos de inteligência e segurança

A Prefeitura do Rio oficializou a criação do Sistema Municipal de Segurança e Inteligência (Simsi-Rio) com a integração de cinco órgãos municipais. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (28).

Integração cria um comando único para inteligência municipal na segurança pública

O Simsi-Rio reúne o serviço de inteligência municipal voltado à segurança pública em uma estrutura unificada.

A agência central do sistema será a Civitas Rio, chamada de Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública.

Participam da rede Civitas Rio, secretarias e Guarda Municipal

Além da Civitas Rio, integram o sistema as secretarias de Ordem Pública, de Integridade e Transparência, a Guarda Municipal do Rio e a Secretaria Especial de Segurança Urbana.

O decreto prevê um comitê gestor com representantes dos cinco órgãos. O grupo vai propor normas de inteligência, estimular a integração e acompanhar os resultados do Simsi-Rio.

A criação do Simsi-Rio acontece junto à adesão do município ao Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O Sisbin é coordenado pelo órgão central de inteligência do Governo Federal e reúne estruturas de diferentes órgãos e esferas de governo para produção e troca de inteligência.

Adesão ao Sisbin entra no pacote e valida capacidade de inteligência do município

Segundo o decreto, a adesão ao Sisbin funciona como uma validação institucional da capacidade de inteligência desenvolvida pela prefeitura.

Com a integração, o acompanhamento dos resultados do Simsi-Rio fica a cargo do comitê gestor formado pelos cinco órgãos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.