Prefeitura do Rio retira moradores de rua do Palacete Imperial, prédio histórico interditado desde 2008

A Prefeitura do Rio fez, nesta quarta-feira (09), uma operação para retirar pessoas em situação de rua que ocupavam o Palacete Imperial, prédio histórico da UFRJ no Centro do Rio. O imóvel estava interditado pela Defesa Civil desde 2008 por risco de desabamento.

Operação ocorre em prédio histórico da UFRJ na área central do Rio

O Palacete Imperial fica em frente ao Campo de Santana, no Centro do Rio.

O imóvel pertence à UFRJ, mas ficou sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Defesa Civil mantém interdição desde 2008 e Iphan acompanhou a ação

Segundo a Defesa Civil, o prédio está interditado desde 2008 e já passou por pelo menos dez vistorias desde então.

A ação foi conduzida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação. Até agora, não foi informado oficialmente o número de pessoas encontradas no prédio nem o destino oferecido a elas.

Em julho deste ano, o jornal O Globo informou que cerca de 40 pessoas moravam no imóvel. O Iphan afirmou que acompanhou a operação e disse que medidas foram adotadas para garantir a segurança e os direitos das pessoas no local.

UFRJ assume gestão após distrato e projeto cultural tenta voltar ao Palacete

De acordo com o Iphan, a UFRJ e o órgão concluíram o distrato do Termo de Cessão de Uso, e o prédio voltou a ficar sob gestão da universidade.

Em outubro do ano passado, foi aprovada uma proposta para restaurar e conservar o Palacete e transformá-lo no Observatório de História, Memória e Arte do Rio de Janeiro, com orçamento estimado de R$ 17 milhões, ainda na fase inicial de captação de recursos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.