Prisão de Ramagem nos EUA pode virar munição na campanha de Flávio Bolsonaro

Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin no governo de Jair Bolsonaro, foi preso nos Estados Unidos nesta segunda-feira. O caso pode ser usado na campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Prisão feita pelo ICE entra na disputa entre bolsonaristas e petistas

Correlogionários de Flávio Bolsonaro avaliam que a detenção pode derrubar o discurso de colaboração e complacência do governo norte-americano. Eles citam que a prisão foi feita pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE).

O grupo também diz que o petismo pode usar o fato para desqualificar a atuação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro no exterior.

PL tenta alinhar fala sobre política de controle migratório de Trump

No Partido Liberal (PL), parlamentares tentam chegar a um consenso sobre qual discurso usar diante da prisão. Eles apontam uma encruzilhada para contestar a política de controle migratório do governo de Donald Trump.

Os parlamentares também precisam garantir a idoneidade de Ramagem, que Jair Bolsonaro chegou a apontar para concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024.

Ramagem buscava asilo nos EUA quando foi detido

Os bolsonaristas dizem que Ramagem pedia asilo político nos Estados Unidos. Eles destacam o momento em que a prisão aconteceu.

A discussão no PL segue enquanto o partido organiza a forma de explorar o caso na campanha de Flávio Bolsonaro.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.