A Via Lagos (RJ-124) pode ter desabamento repentino do pavimento, segundo relatório técnico enviado pela CCR ao DER-RJ. O documento aponta falhas nas estruturas de drenagem e alerta para riscos na estrada que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia.
Via Lagos liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia e pode ter crateras por falhas na drenagem
O relatório técnico cita problemas em pelo menos sete pontos entre os quilômetros 0 e 30.
O trecho faz o acesso à Região dos Lagos e passa por áreas onde a CCR registra rachaduras, trincas, infiltrações e rupturas em bueiros.
CCR relata rachaduras, infiltrações e rupturas em bueiros e fala em riscos de acidentes
A CCR aponta risco de abertura de crateras, afundamento da pista e acidentes na Via Lagos.
O texto foi enviado em julho e identifica que o problema pode estar ligado a falhas nas estruturas de drenagem.
No relatório, a concessionária diz que não tem autorização para executar as intervenções para evitar o desabamento.
CCR cita contrato de 1996 e decisão do TCE-RJ; TCE-RJ diz que segurança pode ser mantida
A CCR afirma que as obras não constam nas obrigações originais do contrato de 1996. A empresa também diz que termos aditivos para estender a concessão até 2047 incluem intervenções, mas foram julgados ilegais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) em 2022.
Em resposta, o gabinete do conselheiro relator Rodrigo do Nascimento, autor da decisão, afirma que nenhuma decisão impede obras de engenharia ou serviços de manutenção voltados à segurança na Via Lagos. A Agetransp e o DER-RJ informam que fiscalizam a via, avaliam intervenções e mantêm tratativas para priorizar melhorias no sistema de drenagem.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.