Rodrigo Vieira, presidente da Nova Via Mobilidade, já atuou nos governos Pezão e Cabral

Rodrigo Vieira assumiu a gestão e a operação dos trens urbanos do Rio pela recém-batizada TrensRJ. Ele preside o consórcio Nova Via Mobilidade, que venceu o leilão dos trens do Rio.

O nome de Rodrigo Vieira também aparece em cargos no governo estadual, ligando a TrensRJ a uma linha de gestão já conhecida na política fluminense.

Rodrigo Vieira vai à frente da TrensRJ após vitória do consórcio Nova Via Mobilidade

O consórcio Nova Via Mobilidade ficou com a gestão e a operação do sistema de trens urbanos do Rio com a TrensRJ. Vieira lidera o consórcio e passa a comandar a rotina do transporte sobre trilhos no estado.

Ele já trabalhou no setor público ligado ao transporte antes da entrada no comando da TrensRJ.

Ele foi secretário estadual de Transportes e teve atuação na Casa Civil nos governos do Rio

Rodrigo Vieira foi secretário estadual de Tranportes entre fevereiro de 2016 e dezembro de 2018, durante o governo de Luiz Fernando Pezão (MDB). Antes disso, no governo Sérgio Cabral, ele foi subsecretário-adjunto de Projetos Especiais da Casa Civil.

Em Palácio Guanabara, a indicação do advogado Murilo Leal para o comando da Central Logística foi ligada aos movimentos de Rodrigo Vieira. A Central Logística faz a interface entre a TrensRJ e o governo do estado.

Murilo Leal enfrentou quarentena de 12 meses após saída da Agetransp

Murilo Leal foi indicado para a Agetransp em 2018 e chegou à presidência da agência. Ele foi reconduzido em 2022 por mais quatro anos como conselheiro, com mandato que venceu em maio.

Ao deixar a Agetransp, ele precisa cumprir quarentena de 12 meses, com proibição de exercer atividades ou prestar serviços no setor regulado pela agência.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.