Rússia pede retirada de Kiev e ameaça retaliação se Ucrânia atacar Dia da Vitória

A Rússia pediu nesta quinta-feira (7) que missões diplomáticas ucranianas garantam a retirada de seu pessoal e de seus cidadãos em Kiev antes de uma possível “ataque de represália”. O pedido ocorre por causa da comemoração do Dia da Vitória, marcado para 9 de maio.

Comemoração russa e tensão em Kiev: Moscou fala em “represália”

Em uma nota enviada ao corpo diplomático de Kiev, o Kremlin avisou que vai lançar “ataques de represália” contra a capital ucraniana.

A Rússia citou “incluindo os centros de decisão” e não detalhou a natureza da ameaça.

Putin decretou cessar-fogo para 8 e 9 de maio; Zelensky cita 1.820 violações

Na segunda-feira, o presidente Vladimir Putin decretou um “cessar-fogo unilateral” para os dias 8 e 9 de maio.

Em resposta, a Ucrânia anunciou trégua temporária a partir de 0h00 de quarta-feira 6, enquanto Moscou não se pronunciou sobre o tema.

O presidente Volodymyr Zelensky disse que, até a madrugada de quarta-feira, o Exército russo cometeu 1.820 violações do cessar-fogo com “bombardeios, tentativas de assalto, ataques aéreos e uso de drones”. O chanceler Andrii Sybiha afirmou que 108 drones e três mísseis foram disparados, sobretudo contra Kharkiv e Zaporizhzhia.

Desfile na Praça Vermelha sem equipamento militar e novas acusações de ataques

A Rússia declarou ter derrubado 347 drones ucranianos entre quarta-feira e quinta-feira sobre seu território.

Moscou reduziu o alcance das comemorações de 9 de maio e informou que o desfile na Praça Vermelha vai ocorrer sem equipamento militar, pela primeira vez em quase 20 anos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.