Começam nesta terça-feira, 21, em Nova York, as sabatinas dos quatro candidatos à Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas. O processo dura dois dias e faz parte da etapa preliminar para definir o sucessor de António Guterres, que termina o mandato no fim do ano.
Escolha do próximo secretário-geral entra em fase de perguntas públicas em Nova York
As audiências públicas reúnem representantes dos 193 Estados-membros e da sociedade civil.
Cada candidata passa por três horas de perguntas em um modelo criado para aumentar a transparência da escolha do principal cargo da ONU.
Quatro nomes na disputa e decisão final ligada ao Conselho de Segurança
Os quatro candidatos são Michelle Bachelet, Rafael Grossi, Rebeca Grynspan e Macky Sall.
O formato das sabatinas públicas foi criado em 2016 e será feito pela segunda vez na história da ONU, fundada em 1945.
A decisão final fica concentrada no Conselho de Segurança, com foco nos cinco membros permanentes com poder de veto: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França.
Quem pode assumir o cargo em 1º de janeiro de 2027
O próximo secretário-geral vai assumir em 1º de janeiro de 2027.
O período de transição acontece em meio a múltiplas crises, incluindo a guerra na Ucrânia e tensões no Oriente Médio.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.