O procurador Flávio Willeman está estudando suspender a compra do helicóptero blindado Sikorsky UH-60L Black Hawk, avaliado em R$ 70 milhões, anunciado pelo ex-governador Cláudio Castro (PL). A medida pode entrar na lista de “exonerados” do governo do estado.
Possível “exoneração” atinge compra do Sikorsky UH-60L Black Hawk
O novo secretário de Casa Civil decidiu analisar o contrato e as questões técnicas e jurídicas ligadas à compra do helicóptero.
Além de centenas de servidores, a compra pode ser tratada como parte da lista de “exonerados” do governo do estado.
Janela de entrega já foi prevista para o fim de abril, mas segue sem data
Quando anunciou a compra, em janeiro, Cláudio Castro pretendia trazer o helicóptero para o Rio até o final de abril.
Agora, não existe data definida, e a licitação só vai avançar depois de um novo veredito da pasta.
O helicóptero tem capacidade para atingir velocidade superior a 200 km/h, transporta até 15 pessoas e foi usado por equipes militares dos Estados Unidos em conflitos como Iraque e Afeganistão.
STF limita uso de aeronaves e Casa Civil mantém análise sob sigilo
O impasse também envolve restrições jurídicas da ADPF das Favelas, que limita o uso de aeronaves em operações policiais a casos de estrita necessidade e exige protocolos rigorosos e relatórios detalhados.
A Secretaria da Casa Civil mantém a análise técnica do caso sob sigilo.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.