Senadores eleitos ouvem pedido de “benção” para conseguir gabinete e apartamento funcional no Senado

Senadores eleitos foram avisados que precisam “pedir a benção” ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para conseguir um bom gabinete e até apartamento funcional. A regra chegou aos gabinetes por meio da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

Diretoria-geral avisou gabinetes sobre “pedir a benção”

De acordo com o relato de um parlamentar à coluna, alguns senadores foram surpreendidos com a orientação.

Ilana Trombka comunicou a regra aos gabinetes, e até então ela era quem respondia por esse tema.

Alcolumbre diz que distribuição de gabinetes e apartamentos não mudou

Alguns parlamentares afirmam que a mudança seria inédita e dizem que não vão falar com Alcolumbre para negociar.

Nos bastidores, os relatos apontam o temor de Alcolumbre em perder a presidência da Casa na eleição do ano que vem.

Em nota, a assessoria de imprensa de Alcolumbre disse que o procedimento não é novo. A comunicação afirma que “Sempre coube à Presidência do Senado a conciliação de interesses para essa distribuição” e que à diretoria-geral cabe só “as providências logísticas” para atender as demandas dos parlamentares.

Impacto na disputa interna e no acesso a gabinetes

O assunto afeta a forma como os gabinetes tratam a distribuição de espaços ligados ao trabalho dos senadores.

O texto também coloca a eleição do ano que vem como o ponto de tensão citado pelos relatos.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.