Trump diz que Irã derrubou helicóptero Apache perto do Estreito de Ormuz e promete resposta

Donald Trump acusou o Irã de derrubar um helicóptero militar americano perto do Estreito de Ormuz e disse que os EUA “precisarão responder” ao ataque. Ele afirmou que dois pilotos estavam a bordo e “ambos estão seguros e sem ferimentos”.

Trump faz acusação ao Irã e ameaça resposta após queda de helicóptero

Trump disse que foi informado pelo “nosso Grande Exército” sobre a queda de um helicóptero Apache no Estreito de Ormuz.

Na mesma fala, ele declarou que os Estados Unidos devem responder ao ataque.

Queda ocorreu por volta das 3h30 e resgate aconteceu cerca de duas horas depois

De acordo com o Comando Central dos EUA (Centcom, na sigla em inglês), a queda do AH-64 Apache aconteceu por volta das 3h30 no horário local, com o horário de Brasília sendo 20h30 de segunda-feira, 8.

O Centcom informou que a patrulha foi feita ao largo da costa de Omã e que os tripulantes foram resgatados por um drone marítimo americano cerca de duas horas após o incidente.

O caso também marcou a primeira perda de um Apache desde o início da guerra no Irã, em 28 de fevereiro.

Bloqueio ao Estreito de Ormuz segue em vigor e negociações seguem travadas

Trump disse que o cerco dos EUA às embarcações iranianas vai continuar “até que um acordo final seja alcançado”.

Ele afirmou ainda que as negociações estão estagnadas há semanas, apesar de ter dito antes que as tratativas avançavam em “ritmo acelerado”.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.