As convenções partidárias seguem até 15 de agosto e oficializam as candidaturas à Presidência. A mudança na estratégia de partidos de centro e centro-direita pode mexer na disputa pelo Palácio do Planalto e pesa contra Flávio Bolsonaro.
Partidos de centro tendem à neutralidade e deixam alianças estaduais no jogo
União Brasil, PP e Republicanos caminham para a neutralidade na disputa presidencial.
A tendência é que esses partidos não apoiem formalmente nenhum candidato no primeiro turno, mas deixem seus diretórios e filiados livres para formar alianças nos estados.
Calendário de convenções: Flávio Bolsonaro no sábado 25, em São Paulo
Durante o VEJA em Foco, apresentado por Raquel Novaes, foi apresentado o calendário das convenções dos principais presidenciáveis.
Flávio Bolsonaro (PL) faz a convenção no próximo sábado, 25, em São Paulo. Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Lula (PT) também já definiram as datas para oficializar as candidaturas.
Segundo o editor de Política de VEJA, José Benedito da Silva, esses partidos de centro tendem a permanecer sem apoio nacional agora, ao contrário de 2022. Ele citou PP, União Brasil, Republicanos, PSD, MDB, PSDB e Podemos, que na eleição anterior já tinham candidato próprio ou tinham definido um lado no primeiro turno.
Neutralidade do centro pode dificultar alianças e reduzir a força política de Flávio
José Benedito da Silva diz que a neutralidade mostra a dificuldade da candidatura de Flávio Bolsonaro em ampliar a base política. Ele afirmou que o candidato não conseguiu atrair os outros partidos.
Ele também apontou que, se Flávio Bolsonaro chegar à eleição com uma chapa só do PL, a chamada chapa “puro-sangue” pode passar um sinal de isolamento político.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.