Depois de Janja da Silva pedir durante evento no Planalto que o governo “precisa retirar imediatamente o Discord do ar”, a AGU trabalha para derrubar o funcionamento do aplicativo no país. O objetivo é buscar responsabilização na Justiça e a suspensão do serviço.
Janja cobra retirada imediata do Discord e cita risco a crianças
Na quinta-feira 6, a primeira-dama declarou a ministros de Luiz Inácio Lula da Silva que o governo federal deve retirar o Discord do ar no Brasil.
Ela disse que o aplicativo, usado para conversas por texto, voz e vídeo, não teria compromisso com a legislação nacional e não protegeria crianças e adolescentes.
Jorge Messias promete Ação Civil Pública e fala em bloqueio após decisão judicial
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que vai entrar com uma Ação Civil Pública (ACP) para pedir a responsabilização do Discord e a suspensão do aplicativo no Brasil.
Ele explicou que o bloqueio depende de uma decisão final da Justiça.
Janja citou um caso recente de uma jovem de 13 anos que teria sido incentivada, em uma transmissão na plataforma, a se mutilar, o que a levou à morte.
Uso no Brasil exige 13 anos e AGU vai à Justiça após o pedido
O Discord não informa oficialmente o número de usuários no Brasil.
Segundo o que foi citado no texto, existem estimativas de que o país seja o segundo maior mercado da plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos. O serviço exige idade mínima de 13 anos, e isso foi apontado como motivo de preocupação.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.