O presidente Lula participa nesta terça-feira, 22, da 81ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Ele vai fazer o discurso de abertura do evento e cumprir agenda bilateral.
Discurso na ONU mira multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança
Lula mantém a tradição brasileira de fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral. A fala deve defender o multilateralismo e a urgência de uma reforma no Conselho de Segurança.
A expectativa do encontro também envolve uma conversa com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Encontros bilaterais incluem planos de falar com Donald Trump sobre eleições de outubro
O presidente deve aproveitar a viagem para realizar encontros bilaterais. Na semana passada, em discurso a apoiadores em Brasília, Lula disse que pretende se encontrar com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo a reportagem, a intenção é avisar Trump para não interferir nas eleições de outubro. Nos bastidores, a estratégia é descrita como uma forma de levar o debate para soberania nacional e desviar o foco da crise institucional no STF, além de tentar se distanciar de Flávio Bolsonaro (PL) nas pesquisas.
A comitiva brasileira inclui ministros. O chanceler Mauro Vieira fica em Nova York durante toda a semana e, na quinta-feira, 24, preside a reunião ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas).
Agenda tem encontro sobre fome e retorno ao Brasil após o discurso
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participa na quarta-feira, 23, do encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil no G20.
A previsão é que Lula volte ao Brasil logo após o discurso na abertura da Assembleia Geral para retomar atividades de campanha na busca pela reeleição.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.